O vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, foi anunciado pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 17, como o novo presidente do Serviço Nacional da Indústria (Sesi). Freitas substitui Eduardo Eugênio de Gouvêa Vieira, atual presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
Após as eleições de outubro passado que resultou na eleição do Presidente Lula, a CUT exaltou a vitória do presidente. “Lula é um defensor da classe trabalhadora e essa vitória representa o reencontro do Brasil com aqueles que defendem a Democracia, o estado de direito, o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, do fim da miséria e da fome, do desenvolvimento sustentável com distribuição de renda e justiça social.”
Pessoas próximas a Lula indicavam que Freitas poderia vir a ser secretário-executivo no Ministério do Trabalho ou interlocutor do Palácio do Planalto com os sindicatos, mas o Sesi acabou por ser o seu destino na estrutura do atual governo.