Dallagnol aciona AGU contra propagação de fake news de Haddad
O deputado federal Deltan Dallagnol (PODEMOS-PR), apresentou uma representação à Advocacia-Geral da União (AGU) contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alegando “propagação de fake news”. Durante a administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a AGU criou uma procuradoria especial para combater notícias falsas nas mídias sociais.
Durante uma conferência do banco BTG Pactual em 15 de fevereiro, Haddad afirmou que “com meio por cento do PIB, acabamos com a fome entre 2003 e 2010”. No entanto, Dallagnol cita uma reportagem de 2010, relacionada à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre Segurança Alimentar, do ano anterior, que indicou que 11,2 milhões de pessoas estavam em insegurança alimentar grave, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Dallagnol afirma que a declaração do ministro sobre o Bolsa Família durante esse período é desprovida de evidências e espalha informações falsas para a população. Ele acredita que a declaração de Haddad, que tem grande repercussão na imprensa e nas mídias sociais, desinforma a sociedade e mascara problemas sociais graves que ainda afetam grande parte do país e nunca foram completamente resolvidos, ao contrário do que o ministro afirmou.