Comandante militar do Irã afirma que ainda planeja m4tar Donald Trump
Em um comunicado televisionado, o general Amirali Hajizadeh, comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, anunciou que ainda busca meios para matar Donald Trump e Mike Pompeo, respectivamente ex-presidente e ex-secretário de Estado dos EUA. O país persa procura vingança pela morte do general Qasem Soleimani, alvo de um ataque das forças armadas dos Estados Unidos em 2020.
“Nós esperamos poder matar Trump, Pompeo, McKenzie e os comandantes militares que deram a ordem de matar Soleimani”, afirmou o general Hajizadeh. A declaração foi feita em um comunicado televisionado na sexta-feira (24).
O anúncio do general antecedeu a transmissão pela televisão estatal do Irã, neste sábado (25), dos lançamentos de um “novo míssil de cruzeiro Paveh com alcance de 1.650 quilômetros”. O aumento da tensão entre Teerã e Washington se dá pelo avanço dos programas balísticos da República Islâmica, que visa aumentar o alcance dos seus projéteis, aumentando as chances de desestabilização do Oriente Médio.
Essa escalada na tensão é decorrente da morte do general Qasem Soleimani, ocorrida em janeiro de 2020, em um ataque aéreo executado pelos Estados Unidos. Desde então, o Irã tem buscado vingança e o clima de instabilidade tem se agravado. Com o anúncio de novos mísseis e a ameaça de morte aos líderes americanos, o mundo fica em alerta para uma possível retaliação. A situação é tensa e incerta, e todos os olhos estão voltados para o Oriente Médio.