A seleção brasileira de basquete masculina conquistou a vaga para a Copa do Mundo de Basquete 2023, na noite deste domingo, 26, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul ao vencer os Estados Unidos por 83 a 76.
A campanha da seleção brasileira foi de oito vitórias e quatro derrotas no Grupo F da segunda fase das eliminatórias terminando na quarta posição do seu grupo e conquistando avaga como melhor quarto colocado, a última vaga das eliminatórias.
Bruno Caboclo foi o cestinha da partida com 21 pontos e oito reboques e Yago Mateus fez 17 pontos e distribuiu oito assistências. “Foi muito difícil esta última fase, mas a gente veio com muita força e fome para ganharmos o jogo. Fizemos o que o treinador pediu e a torcida nos ajudou muito”, comentou Bruno Caboclo após o jogo.
“Estávamos com uma pressão gigantesca, mas respondemos à altura. Estou feliz por mim, mas ainda mais feliz pelo grupo e nossa comissão técnica. As eliminatórias não têm favoritos, a Argentina ficou de fora e nós conseguimos a classificação”, comentou Yago.
O primeiro quarto começou equilibrado, com as duas equipes trocando pontos, mas no fim do período o Brasil abriu pequena vantagem e venceu por 22 a 16. No segundo quarto o equilíbrio se manteve, mas foi a vez da seleção norte-americana reagir e reduzir a diferença no placar: 39 a 35 para a seleção brasileira no intervalo.
Já no terceiro quarto, os Estados Unidos viraram o placar no início do período, mas os brasileiros recuperaram o controle do jogo e venceram a parcial por 62 a 54. Na etapa final, apesar da pressão norte-americana, o Brasil manteve-se à frente no placar para alcançar a vitória necessária e confirmar a classificação à Copa do Mundo de Basquete 2023.
A Federação Internacional de Basquete (Fiba), definiu as datas de 25 de agosto e 10 de setembro e, pela primeira vez, terá mais de um país-sede, com jogos no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, onde vão ser jogadas as finais. A Copa do Mundo de 2023 vai ser a maior da história do basquete, com a participação de 32 equipes em vez do habitual 24.