A família da diretora Halyna Hutchins , morta no set de filmagem do filme Rust, ingressou com uma ação contra o ator Alec Baldwin e outros integrantes do staff do longa por negligência, consórcio, imposição intencional de sofrimento emocional.
Os familiares da diretora afirmam que diversos procedimentos de segurança foram deixados de lado. Eles afirmam que Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas, deveria ser a única pessoa a manusear e entregar os objetos para os atores.
No caso de Halyna e Alec Baldwin, a arma foi entregue pelo assistente de direção David Halls. Os dois profissionais também estão citados no documento.
O pai e a irmã de Halyna apontam que, como um ator veterano, Alec Baldwin não pode “se esconder atrás” de declarações de outras pessoas e que deveria cumprir, além de exigir que todos os protocolos fossem seguidos. O promotor do caso afirmou que Alec Baldwin faltou aos treinamentos de armas de fogo na preparação das filmagens de Rust.
Após ser acusado formalmente por homicídio culposo, Alec Baldwin é alvo de nova alegação envolvendo o processo movido por conta da morte da cineasta Halyna Hutchins. Segundo o Ministério Público de Santa Fé, o ator desprezou os protocolos de segurança para manusear uma arma de fogo.
A informação divulgada pelo órgão diz que o “desvio imprudente dos padrões, prática e protocolo conhecidos do ator causaram diretamente o tiro que matou a cineasta Hutchins”. Alec Baldwin não passou pelo treinamento obrigatório com armas de fogo e teve apenas uma sessão de meia hora no set, durante a qual ficou distraído por conta de um telefonema para a família.