A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais cinco denúncias contra pessoas envolvidas nas manifestações ocorridas em Brasília, no dia 08 de janeiro. Até o momento a PGR já ofereceu denúncias para 103 pessoas, todavia, estas cinco são asa primeiras denúncias contra os acusados de participar da invasão da sede do legislativo federal.
A acusação encaminhada ao STF, lista diversos crimes que os manifestantes deverão responder: “tentativa de abolir, com grave ameaça ou violência, o Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União; e associação criminosa armada.”
Nas denúncias, formalizadas nesta quarta-feira, 25, a PGR reitera que as cinco pessoas “teriam se associado por meio de convocações e grupos em redes sociais e aplicativos de mensagens para praticar atos contra o Estado Democrático de Direito”.
Entre as medidas cautelares solicitadas está o bloqueio de bens e a preservação de dados digitais e postagens. Caberá ao plenário do STF acatar as denúncias para tornar os acusados réus. O julgamento ainda segue sem data prevista.