A lei antifumo existente no México desde 2008 criou espaços livres de cigarro em bares, restaurantes e locais de trabalho. Agora ela foi ampliada para prever a proibição do cigarro em todos os espaços públicos. Isso inclui parques, praias, hotéis, escritórios e restaurantes.
A nova legislação inclui ainda a proibição total da publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco. Essa nova normativa deixa claro que os cigarros não vão poder nem sequer estar expostos no interior das lojas.
Os cigarros eletrônicos, conhecidos como “vape’, também ficaram sujeitos a novas restrições, especialmente em ambientes fechados.
Outros países também aprovaram leis para criar espaços públicos livres de cigarro, mas a legislação do México é considerada a mais severa e equivale a uma das leis antitabagismo mais rígidas do mundo.
No México é notório que persiste uma corrupção policial bastante enraizada na corporação e muita gente teme que, em vez de aplicar multas ou punições reais por fumar em público, alguns policiais usem a lei como pretexto para aceitar subornos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o cigarro causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo.