CotidianoMundoNotícias

Lula diz que invasão russa foi um erro, mas que “quando um não quer, dois não brigam”

Presidente também afirmou que não tem interesse em enviar armamento para os países em guerra: “O Brasil é um país de paz”.


Após reunião com o chanceler alemão Olaf Scholtz, nesta segunda-feira, 30, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Rússia cometou um “erro crasso” ao invadir a Ucrânia. Mas ponderou apontando que “quando um não quer, dois não brigam”.

“O Brasil não tem interesse em passar as munições, para que elas sejam utilizadas na gu3rr@ entre Rússia e Ucrânia. O Brasil é um país de paz. Portanto, o Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”, completou Lula.

“A única coisa que eu sei é que se eu puder ajudar, vou ajudar. Mas se for preciso conversar com o Zelensky ou com o Putin, eu faço”, finalizou o presidente.

Ao responder jornalistas depois do encontro com o chanceler alemão, Lula criticou a configuração atual da Organização das Nações Unidas (ONU), órgão criado para pacificar o mundo pós-Segunda Gu3rr@ Mundial.

“A ONU não representa mais a realidade geopolítica. Queremos que o Conselho de Segurança da ONU tenha força, tenha mais representatividade e que possa falar mais uma linguagem que o mundo está precisando. Quando a ONU estiver forte, a gente vai evitar, certamente, possíveis gu3rr@s que acontecem. Porque hoje as guerras acontecem por falta de negociação, por falta de alguém, de um conjunto de países que interfira nisso”, criticou Lula.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo