Notícias

Ex-secretário de Torres vê erro de execução da PMDF diante dos atos do dia 8 de janeiro


Em depoimento colhido nesta quinta-feira (19), o ex-secretário Executivo de Segurança Pública do Distrito Federal Fernando de Sousa Oliveira, afirmou à Polícia Federal que a Polícia Militar do DF, responsável pela segurança e patrulhamento da Esplanada dos Ministérios no dia 8, ‘errou’ na execução do plano operacional.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou em depoimento à PF que suspeita de alguma ‘sabotagem’ na estratégia de ação das forças de segurança.
Oliveira pontuou que o planejamento ostensivo e preventivo era de responsabilidade da PM-DF, ‘nele devendo constar quantitativo do efetivo policial, equipamentos, viaturas e tropas especializadas a serem utilizadas no teatro operacional’. Ele também afirmou que o relatório de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF, liderada por Torres, alertava sobre ‘possível manifestação com ânimos exaltados’, e que ‘não havia confirmação concreta por parte da inteligência sobre o tamanho e se a manifestação ocorreria e em quais proporções’.

O ex-ministro da Justiça teria avisado Oliveira sobre as férias no dia 5 de janeiro e indicou que ‘deixaria o planejamento aprovado referente às manifestações dos dias 6, 7 e 8’.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo