Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank revelam transtorno comportamental do filho Bless
O casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank revelou de maneira muito emocionada o diagnóstico do transtorno do processamento sensorial do filho Bless, de oito anos. Os sintomas podem facilmente ser confundidos com o transtorno do espectro autista.
Mesmo sendo semelhantes, não nenhum tipo de relação entre os dois transtornos.
“É um espectro de origem neurológica, mas abrange a esfera neuropsicológica. É uma condição em que o cérebro e o sistema nervoso têm dificuldade em processar estímulos do ambiente e os sentidos”, explicou o psicólogo Alexander Bez, ao site Notícias da TV.
A mãe de Bless relatou que, em um primeiro momento, chegou a pensar que seria “frescura” algumas reações da criança, mas depois um tempo começou a desconfiar que poderia ser autismo. “Eu comecei a procurar vários médicos, até que encontrei uma médica em São Paulo que diagnosticou uma síndrome [sic] sensorial no meu filho”, relatou Giovanna.
O diagnóstico é feito ainda na infância, logo que os pais percebem que os filhos são mais sensíveis que outras crianças diante de exposições que aguçam de maneira mas intensa os quatro sentidos: visão, audição, olfato e tato. “Essa sensibilidade intensa atrapalha bastante a rotina e dificulta adaptação a mudanças e desenvolvimento de habilidades motoras”, afirma Bez.
Há tratamento mas não há cura, os pais de crianças diagnosticadas com transtorno do processamento sensorial devem buscar a adaptação com terapia ocupacional e evitar expor a criança a barulhos ou luzes muito fortes que podem desencadear um incômodo extremo.