BBB23 estreia com recorde negativo de audiência e preocupa TV Globo
O Big Brother Brasil vem, há anos, salvando a audiência da TV Globo a cada início de ano. Com cotas milionárias de patrocinadores, subcelebridades e anônimos abdicam de seus direitos de imagem para entretenimento. Mas o BB23 estreou no dia 16 e já decepcionou com uma audiência pífia, que já entrou para os recordes negativos da emissora carioca.
A tradicional “prova do líder”, que é um dos ápices do programa, registrou 17,9 pontos no ibope da grande São Paulo, conseguindo registrar menos audiência do que a novela exibida às 18h. Em 2021, uma das melhores temporadas para a Globo, a primeira semana registrou 30 pontos de audiência.
Esses baixos números logo serão refletidos nos patrocinadores. A edição de 2023 está com recorde de patrocinadores, com 12 cotas milionárias já vendidas antes da estreia, com arrecadação próxima a R$ 800 milhões.
Nas redes sociais muitos demonstram falta de interesse pela atração, com muitas reclamações da falta de participantes mais conhecidos no grupo “Camarote”. Outros apontam que o sucesso das edições de 2020 e 2021 foi em grande parte pela pandemia, quando todos cumpriam isolamento social e a televisão era a alternativa de entretenimento.