“Militares entregarão os cargos antes da posse de Lula”, diz Trindade no Morning Show, da Jovem Pan News
Contrariando o posicionamento de grande parte da caserna, o jornalista e comentarista político José Maria Trindade, afirmou na manhã desta quinta-feira (22) que os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica serão substituídos antes do dia 1º de janeiro.
O comentário gerou grande especulação nas redes sociais, pois é sabido que há uma pressão para realizar a troca de comando das Forças para assim tentar “amenizar” os efeitos de um suposto “golpe de Estado”. Desde o início do governo de transição, o PT vem pressionando a antecipação dessa troca, conforme foi publicado no Estadão no dia 17 de dezembro.
No início de dezembro houve uma reunião do Alto Comando do Exército, que decidiu não antecipar a troca do comandante, como foi cogitado pelo Governo de Transição. As Forças Armadas vão aguardar o dia 1º de janeiro para começar as tratativas da passagem de comando. Segundo o jornal Folha de São Paulo, participaram da reunião extraordinária 16 generais do Exército, que decidiram não realizar a transição.