Mesmo com rejeição do mercado financeiro, Fernando Haddad é anunciado como novo ministro da Fazenda
O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, foi anunciado por Lula (PT) como Ministro da Fazenda, durante coletiva de imprensa, na sede do governo de transição, nesta sexta-feira (9). O anúncio não trouxe surpresas e não deve agradar o mercado financeiro, que sempre reage negativamente quando o nome de Haddad é cotado para chefiar a pasta.
O ministério da Fazenda será o resultado do desmembramento do ministério da Economia, chefiado por Paulo Guedes. A pasta também trará mudanças em nos setores de Planejamento, Orçamento e Gestão, além da criação dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, atualmente comandados todos dentro da pasta da Economia.
Haddad não é bem visto pelo mercado financeiro, principalmente após sua fala no dia 25 de novembro, por defender a taxação sobre o patrimônio, entre muitas outras falas. A reação do mercado sempre foi de clara rejeição ao ex-prefeito, mas mesmo diante de várias altas do dólar, quedas das principais bolsas brasileiras, Lula manteve a indicação para chefiar a economia do Brasil.