Notícias

De “orçamento secreto” para “emenda de relator”: Folha de S.Paulo altera chamada de reportagem


A mídia tradicional decidiu trocar o termo “orçamento secreto” para “emendas do relator”. UOL, Folha, O Globo e demais veículos também passaram a usar esse novo termo. Se é coincidência, não é possível afirmar, mas a inciativa por parte da grande imprensa aconteceu após o candidato petista à presidência, Lula, ter sido declarado eleito pelo TSE.
 
O jornal Folha de S.Paulo, por exemplo, alterou o título da reportagem “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto”, publicada em 8 de setembro, para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator”.
 
É possível acessar a versão antiga da matéria em um link disponibilizado na plataforma Wayback Machine. Vale frisar que, inicialmente, a informação foi veiculada pelo portal O Antagonista, e confirmada pelo Conexão Política.
 
Antes das eleições presidenciais, no período de governo do Bolsonaro, a velha mídia divulgava que a modalidade de transferência de recursos e emendas parlamentares eram utilizadas para comprar apoio junto ao Congresso, logo, passando e relacionando uma imagem negativa a gestão. Já no período de transição de governo mudaram a narrativa que, de certa forma, acaba beneficiando o Lula.
 
 
*Com informações – Conexão Política




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo