URGENTE: Ministro da Justiça aciona PF para investigar institutos de pesquisas eleitorais
Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, acaba de publicar em seu perfil no Twitter que encaminhou para a Polícia Federal o pedido de abertura de inquérito contra os principais institutos de pesquisas eleitorais.
Segundo Torres, o pedido atende a uma representação, recebida pela pasta, que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos”.
🚨🚨🚨 Acabo de encaminhar à #PF , pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos.
— Anderson Torres (@andersongtorres) October 4, 2022
Desde antes das eleições, institutos como IPEC e DataFolha vem sendo questionados quanto às pesquisas eleitorais, que não refletiam de fato a opinião pública diante da enorme popularidade de Jair Bolsonaro (PL). A situação se agravou com o término da apuração dos votos que mostrou somente 5 pontos percentuais de diferença entre o candidato do PL e o do PT, bem diferente dos 18% de diferença que favorecia Lula, segundo as pesquisas.