O Globo publica infográfico com Lula e Haddad eleitos, mas esclarece que foi somente um teste
Nesta quinta-feira (27), circulou em vários grupos de mensagens e nas redes sociais um print, do jornal O Globo, no qual os candidatos do Partido dos Trabalhadores, Lula e Haddad, aparecem eleitos, até mesmo com o número exato de votos.
O infográfico mostrou Lula eleito por 68,4 milhões de votos (51%), contra 65,2 (48,8%) milhões do presidente Jair Bolsonaro (PL), e para governador de São Paulo, o infográfico do jornal mostrou Fernando Haddad vencendo com 16,7 milhões de votos (56,7%), enquanto Tarcísio de Freitas alcançou 12,8 milhões (43,2%).
Após muitas polêmicas, o Globo divulgou uma nota afirmando que “os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de um teste” e que “assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral, como se disse nas redes.”