Cultura: Estreia o musical “Aquele que ouve a voz do coração”, em Curitiba
Baseado no livro homônimo, de autoria da escritora curitibana Suelen Reinert, que também é cantora lírica pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, o espetáculo musical imerge o público no enredo de forma mágica, despertando os sentidos com uma trilha sonora cuidadosamente desenvolvida para a obra. O elenco, cenários e
figurinos seguem referências dos grandes espetáculos da Broadway.
A peça tem como diretor artístico, Olavo Cavalheiro. Diretor, ator e dublador de trabalhos como High School Musical, Sweeney Todd, Frozen, Toy Story entre outros de reconhecimento nacional e internacional. Olavo envolve o público, com cores, luzes e sons para levar a mensagem de que um coração ferido, sempre terá a oportunidade de ter um encontro com Aquele que ouve a sua voz.
Tratando de assuntos importantes
A questão do bullying é abordada na história. A protagonista, Valentina, menina de família humilde, sofre bullying por conta de sua condição financeira e principalmente pelo fato de ser albina. A conscientização acontece de duas maneiras. Primeiramente na história, quando Valentina, que é criada pela avó, a qual é uma ótima ouvinte e conselheira, é aconselhada a se abrir e falar como se sente em relação às perseguições que sofre. Isso abre espaço para o diálogo sobre o assunto. A segunda será no dia do espetáculo, onde teremos algumas ações de conscientização e combate ao bullying.
Trabalho social e cultural
Escolas públicas estarão prestigiando este lindo espetáculo no Teatro Guaíra, são três sessões com dois mil lugares cada que foram reservadas para receber os estudantes. A Secretaria de Educação, teve o cuidado de escolher os alunos de escolas de regiões com o poder aquisitivo mais baixo. A grande maioria provavelmente nunca teve oportunidade de entrar em um teatro grande como o Guaíra. Queremos promover a experiência de ter contato com arte, e talvez até, se identificar como um artista, ou apenas de viver esse momento único. Acreditamos que isso pode mudar o rumo da vida de um adolescente como esses que estarão lá.
Valorização de obras paranaenses e brasileiras no teatro musical
Temos a tendência de reproduzir grandes musicais e obras estrangeiras no nosso país, como os famosos musicais da Broadway e tantos outros. Isso é importante sim, mas precisamos incentivar e valorizar as obras realizadas pelo nosso povo. A autoria da história e das músicas é de uma autora curitibana, fruto da Escola de Belas Artes do Paraná. A maior parte do elenco e da equipe de produção também é composta de paranaenses.
Adquira seu ingresso aqui.