TSE multa Bolsonaro por associar Lula ao PCC
O Tribunal Superior Eleitoral determinou, nesta quinta-feira (1º), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá pagar uma multa por associar o ex-presidente Lula (PT) ao Primeiro Comando da Capital.
O TSE alega que o mandatário fez três publicações nas redes sociais associando o petista à maior facção criminosa do Brasil. A multa aprovada, por 6 votos favoráveis e um contra, foi fixada em R$ 5 mil, além da a exclusão das publicações.
O conteúdo publicado por Bolsonaro no dia19 de julho, mostrou um trecho de uma matéria da TV Record que expunha uma ligação gravada na qual um dos integrantes do PCC falava que havia “diálogo cabuloso com o PT”. “Líder da facção criminosa reclama de Jair Bolsonaro e revela que com o Partido dos Trabalhadores o diálogo com o crime organizado era ‘cabuloso’”, escreveu o presidente.
A ministra Maria Claudia Bucchianeri rejeitou, em agosto, um pedido do PT para a retirada das publicações, alegando que era um conteúdo jornalístico. Mas na sessão desta quinta, ela afirmou que “isso não significa que aquilo que foi dito pelos interlocutores seja verdade”.
O ministro Ricardo Lewandowski rebateu afirmando ser uma “narrativa fortemente dissociada” e anarquia. “Confunde e desorienta os eleitores e a população em geral, que gradativamente perde a habilidade de distinguir a verdade da falsidade, os fatos das versões”, disse o ministro.
É a Carmem Lúcia liberando o vídeo em que o molusco chama o PR de genocida e o Levandowisky multando e proibindo o vídeo em que o PR associa o PT ao PCC, esse 7F da brincadeira…