Notícias

TSE determina remoção de publicações com áudio de Lula sobre Palocci


Na noite de segunda-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral determinou a remoção, de todas as redes sociais, de publicações que contenham um áudio de Lula sobre a delação premiada do ex-ministro da Fazenda, Palocci.  O ministro Paulo de Tarso Sanseverino alegou que as postagens mancham a honra e a imagem do petista.

“Em análise superficial, típica dos provimentos cautelares, observo que as publicações impugnadas transmitem uma informação inverídica sobre um discurso falsamente atribuído ao candidato da coligação representante”, afirmou o ministro na decisão.

O magistrado acatou a representação que a Coligação Brasil da Esperança impetrou contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta propaganda eleitoral irregular na internet.

O áudio em questão circulou em 2017 e nele há a voz do ex-presidente com reações agressivas após o ex-ministro Antônio Palocci realizar uma delação premiada. Na época, o Instituto Lula e várias agências de checagens informaram que a gravação era falsa, apesar de constarem laudos afirmando que a voz na gravação é de fato de Lula.

Segundo Sanseverino as postagens que “contêm informações inverídicas estão sendo publicadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto número de seguidores e gerando um alto número de visualizações, possibilitando a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo