PT entra com ação contra o YouTube alegando privilégios a canais apoiadores de Bolsonaro
O Partido dos Trabalhadores impetrou uma ação contra o YouTube no Tribunal Superior Eleitoral, alegando que a plataforma privilegia apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que divulgam desinformação, em especial a Jovem Pan. A ação foi apresentada diretamente ao presidente da Corte, Alexandre de Moraes.
“Na ocasião que o estudo revela a predileção na recomendação de conteúdos vinculados à Rede Jovem Pan, é certo afirmar que se está dando preferência a conteúdos que, quando tratam da política em nível nacional, via de regra, são contrários à Coligação Brasil da Esperança e a outros candidatos do campo político da esquerda e/ou favoráveis a Jair Bolsonaro”, alega o PT ao TSE.
O PT também anexou ao processo um relatório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmando que o canal da Jovem Pan é privilegiado pelo algoritmo do YouTube.
“Mesmo quando acusados de disseminar desinformação e discursos de ódio, vídeos da Jovem Pan não são derrubados ou desmonetizados pelo YouTube”, conclui o estudo UFRJ.