Eleições
Eleições 2022: Justiça Eleitoral alerta sobre possível alteração em local de votação
Os Tribunais regionais eleitorais (TREs) de algumas regiões do Brasil estão fazendo uma observação quanto às alterações feitas nos locais de votação, então para reforçar a necessidade de fazer a conferência da localização da seção, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local. Para consultar o local de votação com antecedência, o eleitor tem várias opções, entre elas acessa o site do Tribunal Superior Eleitoral.
Ao acessar a aba Eleitor e Eleições, na parte superior da página, clique na opção Local de votação/zonas eleitorais. Em seguida, é necessário preencher o nome, o número do título de eleitor ou o CPF; data de nascimento; nome da mãe. Depois de realizado esse procedimento, basta aguardar a página indicar o resultado com o número da zona eleitoral, da seção e o endereço do local de votação.
Outra maneira prática é pelo aplicativo e-Título, que funciona como via digital do título de eleitor. Pela ferramenta, que está disponível em versões para Android e iOS, basta fazer o login com suas informações e, em seguida, ir em Onde votar. Vale frisar que não será possível baixar o aplicativo no dia da eleição, logo, deverá ser instalado e configurado ao menos até o sábado anterior ao pleito.
O TSE criou ainda uma parceria com o WhatsApp, em que por meio de um assistente virtual, o eleitor pode perguntar onde fica seu local de votação. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.
Também pelo Whatsapp é possível consultar o local de votação, que poderá ser feito da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em Acesse o Chatbot e, na sequência, ver tópicos. Em seguida, dentro de Serviços ao Eleitor, escolha a opção Local de votação, e então vai aparecer a consulta que pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
“Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município – e com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e o eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022”, esclarece o TSE.