Banco Central “exporta” tecnologia do PIX para EUA, Colômbia e Canadá
O Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos) iniciará ainda neste mês alguns testes no sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, para implantar um sistema similar ao PIX brasileiro. O objetivo é revolucionar a forma como se envia e recebe dinheiro na principal economia do mundo.
No Brasil, o Pix irá bater a marca recorde de R$ 1 trilhão em transações realizadas em um único mês, a tecnologia usada aqui poderá ser usada em outros países, como Colômbia e Canadá, além dos EUA, que desenvolve um sistema próprio, porém bem similar ao brasileiro.
“Juntamente com os nossos parceiros, estaremos prontos para lançar o FedNow entre maio e julho de 2023”, declarou a vice-presidente do Fed, Lael Brainard.
Para Brainard, o FedNow vai transformar a forma como os pagamentos são feitos nos EUA e permitirá “ganhos substanciais” para famílias e empresas de todos os tamanhos.
“A disponibilidade imediata de dinheiro pode ser especialmente importante para famílias que administram suas finanças de salário em salário ou pequenas empresas com restrições de fluxo de caixa”, disse Lael.