Justiça

URGENTE: Moraes ordenou ação da PF contra empresários com base em notícia tendenciosa, diz site


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de publicar o despacho no qual autoriza a Polícia Federal (PF) a realizar uma operação de busca e apreensão contra oito empresários bolsonaristas. No documento divulgado nesta segunda-feira (29), o magistrado afirma a existência de ‘significativas provas’ contra uma organização criminosa, segundo publicação do site Poder360

No despacho, de 32 páginas, Moraes afirma haver ‘fortes indícios’ que apontaram para a existência de uma organização criminosa semelhante à dos investigados no inquérito das milícias digitais, “com a nítida finalidade de atentar contra a democracia”. “Em face das circunstâncias apontadas é imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento de garantias, que não podem ser usadas como escudo para a prática de atividades ilícitas”, afirma o ministro no documento.

O documento deixa claro que a ordem do ministro foi baseada somente em prints de conversas pessoais entre os empresários, que foram publicadas pelo colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. Moraes justificou a operação afirmando que o grupo teria financiado manifestações contra a democracia.

“Não há dúvida de que as condutas dos investigados indicam possibilidade de atentados contra a democracia e o Estado de Direito, utilizando-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, com o intuito de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário, o Estado de Direito e a Democracia”, diz a decisão de Moraes.

Leia o documento na íntegra: Representações-PF-pet-10543-1 

Conforme nós alertamos na semana passada, o ministro cometeu um equívoco por uma matéria tendenciosa e que foi questionada por Luciano Hang logo após sua publicação.

EXCLUSIVO: Moraes foi levado ao erro por matéria enganosa de colunista




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo