Seleção Feminina de futebol vence Copa-América mas bandeira do Brasil é vetada na comemoração
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino conquistou a Copa América, no último final de semana, mas a Bandeira do Brasil foi vetada na cerimônia de premiação. A vitória veio contra a equipe anfitriã na final, com placar de 1 a 0, com gol de Debinha, em cobrança de pênalti.
Infelizmente, o que mais chamou a atenção aconteceu durante a cerimônia de premiação, quando a atacante reserva Giovana foi impedida ir ao pódio com a bandeira do Brasil nas costas. Um membro credenciado do torneio abordou a jogadora para que ela entregasse o símbolo brasileiro antes de receber sua medalha.
Não é possível identificar se a pessoa que recolheu a bandeira trabalha para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ou para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A cena incomodou alguns torcedores brasileiros e o vídeo circula na internet nesta terça-feira (2). Muitos perfis levantam a possibilidade de censura.
Isso só vai acabar quando nós dissermos “basta!” É homem competindo contra mulher, proibição de bandeira nacional… A esquerda é contra o nacionalismo.
Queria ver se a atleta se negasse a dar a bandeira, o que o marmanjo iria fazer? Aqui é Brasil! Parabéns, Campeãs!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/N27saSxHDi
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 2, 2022
Aconteceu na Colômbia. As meninas do Brasil ganharam o titulo da Copa América o sujeito não deixou a atleta receber a medalha com a bandeira do Brasil. Essa gente é doente. Pq o patriotismo incomoda tanto? pic.twitter.com/gE9TSz613t
— Onyx Lorenzoni 🇧🇷 (@onyxlorenzoni) August 1, 2022
Segundo o artigo 107 regulamento da Copa América Feminina, “é obrigatório o uso do uniforme oficial da delegação na cerimônia de premiação. Não será permitida a entrada de atletas na cerimônia com o torso nu, com roupas que façam qualquer alusão comercial, portando bandeiras com alguma inscrição ou com as bandeiras de seus países”.
Esse veto às bandeiras é uma novidade nas competições internacionais de futebol, pois a bandeira do Brasil esteve presente nas comemorações do tetra e do penta.