“Malabarismos verbais não escondem a verdade”: ministro Nogueira diz que Lula doou dinheiro às ditaduras via BNDES
Ciro Nogueira, o ministro-chefe da Casa Civil, ao se referir a sabatina de Lula (PT), ao Jornal Nacional afirmou que o petista fez “determinação oficial de apoio às ditaduras”, além doar verbas públicas do Brasil via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mesmo tendo comprovações de investimentos para países como: Angola, Argentina, Venezuela e República Dominicana que, inclusive chegaram a levar do Brasil em 2019, US$ 8 bilhões em financiamentos sem retorno. Lula ainda mandou o BNDES dar R$12,6 bilhões do Tesouro para financiar obras da Odebrecht em Angola.
Vale frisar que esses empréstimos para o exterior tem avalistas, logo, os brasileiros pagaram os impostos. Contudo criticou os regimes de Cuba e China que também fazem parte do eixo de alianças internacionais do PT.
Sobre a polarização no Brasil atual, o petista minimizou afirmando que ela existe “em tudo o que é lugar”. “Não tem polarização no Partido Comunista chinês, no Partido Comunista cubano”, dando sequência às críticas.
Não condenar as ditaduras com o biombo da “autodeterminação” dos povos. Mas doar dinheiro do povo brasileiro a ditaduras via BNDES é só o que é: a determinação oficial de apoiar ditaduras. Malabarismos verbais não escondem a verdade.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) August 26, 2022