Häagen-Dazs recolhe produtos por suspeita de substância tóxica
A Häagen-Dazs, de propriedade da empresa General Mills, está recolhendo sorvetes e picolés da marca por suspeita de presença de uma substância tóxica nos produtos. O recolhimento teve início na quarta-feira (16), por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Anvisa afirmou, em nota técnica, que identificou a substância 2-cloroetanol (2-CE) em ingrediente utilizado na fabricação do sorvete sabor baunilha, dos lotes que passarão com validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023.
“Não há evidências, até o momento, que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas e podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas. Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético”, explica a Anvisa.
A decisão de recolher os produtos veio após o processo de investigação e testagem implementado pela própria empresa, que identificou a presença da substância 2-CE.
Os produtos que serão recolhidos são:
- Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
- Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
- Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
- Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond – sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
- Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream – sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).
A General Mills informou, por meio de nota, que “a ação é preventiva visto que, após uma rigorosa investigação, foi confirmada a presença de traços do 2CE (2-Cloroetanol) em algumas apresentações. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado. Neste caso específico, traços de 2-CE foram encontrados, a partir de um ingrediente específico, e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas”.