Frente a frente: Bolsonaro e Moraes se encontram pela primeira vez após operação da PF contra empresários
Durante a posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ficaram frente a frente na tarde desta quinta-feira (25). É a primeira vez que se encontram após a operação da PF contra grupo de empresários que estão sendo investigados sob acusação de um “golpe de Estado” via WhatsApp.
Além dos mandados de busca e apreensão, Moraes determinou a quebra de sigilo financeiro e o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados.
Bolsonaro sentou ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do ex-presidente do STJ Humberto Martins, que passou o cargo para a ministra Maria Thereza.
Até o término da cerimônia, Bolsonaro e Moraes não tinham se cumprimentado. Eles ficaram separados entre as cadeiras destinadas aos ministros e a bancada onde estavam os presidente dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Posse
A ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira (25). Og Fernandes assumiu a vice-presidência.
Com 15 anos de atuação no STJ, a ministra é a atual corregedora nacional de Justiça, cargo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Maria Thereza foi eleita por aclamação em maio. A ministra é a segunda mulher a ocupar a presidência do tribunal. A primeira foi Laurita Vaz, no biênio 2016-2018.