Bolsonaro zera imposto de suplementos como whey protein e creatina
Nesta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que zerou o imposto de suplementos alimentares e multivitamínicos, amplamente utilizados por atletas e bariátricos.
– O Governo Federal zerou imposto de importação de suplementos alimentares, como whey protein, creatina, BCAA e multivitamínicos, e diversos itens de nutrição esportiva, além de reduzir de 11,2 pra 4% os impostos para diversos outros itens, como proteínas lácteas e Albumina.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 19, 2022
O whey protein é um suplemento alimentar muito consumido por atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência. Seu uso é liberado pela Anvisa. O alimento se apresenta em pó que contém alta concentração da proteína do soro do leite, com grande capacidade de absorção e alto valor biológico. Pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica, para tratamento da obesidade, também consomem diariamente por terem uma baixa absorção de nutrientes.
A creatina auxilia na recuperação muscular de atletas, além de ser muito utilizada por idosos e pacientes de Unidade de Tratamento Intensivo, para prevenir a sarcopenia (perda muscular), por ter em sua composição aminoácidos como a glicina, a arginina e a metionina, presente nos músculos e no cérebro.