Notícias

Bolsonaro deve ir à posse de Moraes para presidência do TSE; trabalhos de equipe viabilizam


O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), recebeu o convite na noite da quarta-feira (10) para comparecer à posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista para a próxima terça-feira (16), em Brasília.

A equipe de campanha do presidente trabalha para viabilizar a ida do chefe do Executivo, que no mesmo dia, também vai a Juiz de Fora (MG), cidade onde tomou uma facada durante o período de campanha eleitoral em 2018. A estadia na cidade objetiva lançar a campanha à reeleição.

Moraes estará à frente do TSE durante as eleições deste ano. Vale frisar que o magistrado tem uma relação conturbada com o presidente devido à promoção de inquéritos que, inclusive, foi considerado por vários juristas como inconstitucional, como por exemplo, o inquérito das fake news.

Em maio deste ano, Bolsonaro ajuizou ação contra Moraes. O mandatário avaliou que era injustificada a investigação no inquérito das fake news, que havia “um evidente excesso” e que não existiu “a ocorrência de nenhum crime nos fatos investigados”, além de afirmar que Moraes levantou informações inverídicas.

Bolsonaro também entrou com representação contra o ministro na Procuradoria-Geral da República (PGR), afirmando que houve abuso de autoridade no inquérito sobre as fake news. O relator, ministro Dias Toffoli, negou o prosseguimento da ação, ressaltando que os fatos descritos não trazem indícios, ainda que mínimos, de materialidade delitiva.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo