Ataque de hackers: PF faz operação para apurar invasões a sites do governo federal
Foi deflagrada pela Polícia Federal, na terça-feira (16), a Operação Dark Cloud, para apurar o ataque de hackers a sites do Governo Federal. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. As ordens judiciais foram expedidas pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após pedido da Polícia Federal.
O acesso de usuários do SUS ao Certificado Nacional de Vacinação ficou comprometido após a página do Ministério da Saúde ter sido invadida, em dezembro de 2021.
Outros órgãos do governo, além do Ministério da Saúde, também tiveram os sites invadidos, entre eles: Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com os investigadores, ataques cibernéticos foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática desses crimes, visando entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.
A investigação apura os crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, além do crime de corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e lavagem de capitais.