Varíola dos macacos: chega a 76 os casos confirmados no Brasil
76 casos de varíola dos macacos são confirmados no Brasil. A informação foi passada pelo Ministério da Saúde no domingo (3), e aponta o maior número de casos em São Paulo com 52 infectados; 16 casos registrados no Rio de Janeiro; dois em Minas Gerais; dois no Rio Grande do Sul; dois no Ceará e um no Distrito Federal. O primeiro caso da doença no país foi confirmado em 9 de junho, pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
O primeiro registro da doença no Distrito Federal foi confirmado no sábado (2). O paciente retornou de uma viagem internacional e apresentou os sintomas, mas ficou em isolamento, conforme recomendações da Secretaria de Saúde, que monitora o caso.
De acordo com o Ministério da Saúde os sintomas são dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.
“Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica”, orienta o Ministério da Saúde.
Ainda segundo a pasta “por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.