Reino Unido: ministros da Saúde e Finanças renunciam aos cargos
Nesta terça-feira (5), dois ministros do Reino Unido renunciaram alegando que não poderiam trabalhar para um governo atolado em escândalos. O ministro das Finanças, Rishi Sunak, e o ministro da Saúde, Sajid Javid, publicaram cartas no Twitter informando sobre suas demissões, com poucos minutos de diferenças entre as postagens.
“O público espera, com razão, que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria”, afirmou Sunak em um trecho da carta. “Reconheço que este pode ser meu último cargo ministerial, mas acredito que vale a pena lutar por esses padrões e é por isso que estou me demitindo. Em preparação para nosso discurso conjunto proposto sobre a economia na próxima semana, ficou claro para mim que nossas abordagens são fundamentalmente muito diferentes. Estou triste por deixar o governo, mas relutantemente cheguei à conclusão de que não podemos continuar assim”, afirmou Sunak.
Javid afirmou que “foi um enorme privilégio servir neste papel, mas lamento não poder mais continuar em sã consciência […] Lamento dizer, no entanto, que está claro para mim que esta situação não mudará sob sua liderança – e, portanto, você também perdeu minha confiança”, escreveu Javid.