Moraes determina prisão de homem que ameaçou Lula e ministros do STF
Nesta sexta-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, por ameaçar o ex-presidente Lula (PT) e os ministros da Suprema Corte. A Polícia Federal prendeu Ivan em Belo Horizonte (MG).
“Os fatos apurados revelam que Ivan Rejane Fonte Boa Pinto utiliza suas redes sociais e aplicativos de mensagens para propagar e arregimentar pessoas para seu intento criminoso”, afirmou Moraes na decisão.
“Garantias individuais […] não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito”, acrescentou o Moraes.
Ivan afirmou, em vídeo que circula nas redes sociais, que iria “caçar” o candidato petista, a deputada Gleisi Hoffmann e o deputado Marcelo Freixo. Ele também afirmou que iria “caçar principalmente os ministros do STF”, citando especificamente os magistrados Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Segundo informações do G1, Ivan resistiu à prisão e a PF precisou arrombar o portão do local para realizar a prisão.