Brasília sedia, nesta semana, a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), fórum que reúne os países do continente no setor de defesa e segurança. A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira (26), com a presença do ministro da Defesa brasileira, general Paulo Sérgio Nogueira.
Na programação, está previsto o debate de ideias sobre segurança, fluxos migratórios, questões ambientais, a apresentação dos resultados das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados no decorrer deste biênio: ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; e cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre. O Brasil ainda propôs a discussão sobre o papel das Forças Armadas frente a fluxos migratórios.
Ao término da Convenção, será assinada a Declaração de Brasília pelos Ministros da Defesa dos Estados-membros da CMDA.
A minuta da declaração, disponível no site do evento, reafirma o compromisso dos representantes em “respeitar plenamente a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como a Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos”, afirma a organização do evento.