Mundo

“Vimos uma decisão inicial inexplicável”, desabafa o mandatário da Colômbia que está cumprindo prisão domiciliar aplicada pela Suprema Corte


“Vimos uma decisão inicial inexplicável”, é o posicionamento do presidente da Colômbia, Ivan Duque, que está cumprindo prisão domiciliar por determinação da Suprema Corte do país, aplicada no sábado (4). Segundo a decisão, ele deve ficar cinco dias em cárcere, por não ter cumprido uma ordem judicial que exigia que ele protegesse o Los Nevados.
 
Em pronunciamento feito por vídeo, o ministro da Justiça, Wilson Ruiz revela que existem provas que demonstram o cumprimento de Duque à ordem da Suprema Corte colombiana, inclusive foram enviadas ao tribunal de Ibagué, mas ignoraram.
 
Duque ressaltou ainda, por meio das redes sociais, explicando que decisão judicial é um ato inconstitucional, e declarou novamente que a ordem já havia sido cumprida.
 
Além da prisão em regime domiciliar, o tribunal também impôs uma multa ao presidente de cerca de US$ 4.000, valor equivalente a 15 salários mínimos, além de ordenar que adotasse medidas para realizar trabalhos de conservação no parque.
 
O tribunal superior de Ibagué emitiu um comunicado dizendo que o presidente não havia adotados as medidas para proteção do parque nacional de Los Nevados, de acordo com a determinação da Suprema Corte em 2020.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo