Notícias
TCU autoriza concessão de 15 aeroportos, incluindo Congonhas
O Tribunal de Contas da União (TCU) validou, na quarta-feira (1º), a proposta do governo federal em realizar concessões nos aeroportos espalhados pelo país e, com isso, será autorizada a sétima rodada de leilões de aeroportos que concederá a concessão de 15 terminais, incluindo o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
Após validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Infraestrutura está livre para organizar leilões para repassar a administração e a operação dos 15 aeroportos para a iniciativa privada. A expectativa da pasta é realizar esses trâmites na primeira quinzena de agosto.
O leilão será dividido em três blocos, sendo que o maior da lista, o Aeroporto de Congonhas formará um único bloco. Estarão ainda onze terminais, os de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). Outro bloco terá o Campo de Marte (SP) e o de Jacarepaguá (RJ), e o último, os de Belém (PA) e Macapá (AP).
O governo espera captar, por meio das concessões, cerca de R$ 7,3 bilhões. O valor deverá ser investido em obras de melhorias e expansão dos terminais.