TCU aprova contas de 2021 do Governo Federal
Nesta quarta-feira (29), por unanimidade, os ministros do Tribunal de Contas da União aprovaram as contas do Governo Federal. O Tribunal avaliou que os gastos presidenciais de 2021 respeitaram as regras fiscais e orçamentárias vigentes. O parecer segue para o Congresso.
Os ministros pontuaram algumas ressalvas, como o cancelamento de despesas obrigatórias para ampliação das emendas do relator. Após os apontamentos, o TCU emitiu uma lista de recomendações ao governo para a correção dessas ressalvas.
“Destaco que as desconformidades e ocorrências anotadas no relatório serão objeto das devidas recomendações e da emissão de alertas com vistas às correções e ajustes necessários”, disse o ministro Aroldo Cedraz, após afirmar que, no geral, as demonstrações contábeis apresentadas à corte indicam “a adequada execução orçamentária ao longo de 2021, pois as “ocorrências não apresentam materialidade e gravidade [suficiente] para embasar opinião de que as contas não estão em condições de serem aprovadas, ainda que com ressalvas”.