Randolfe quer criar uma Comissão para investigar desaparecimento de Dom Philips e Bruno Pereira, no Amazonas
Randolfe Rodrigues apresentou, nesta segunda-feira (13), um requerimento solicitando a criação, no Senado Federal, de uma comissão externa para investigar o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips no Vale Javari, no Amazonas.
Segundo o senador, a comissão poderá durar dois meses e contará com a participação de nove senadores das comissões de de Direitos Humanos, de Meio Ambiente, Constituição e Justiça.
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, solicitou que a votação desse requerimento fosse adiada diante das atualizações sobre o caso.
“Existe uma situação no Estado do Amazonas, e em outros estados onde há floresta Amazônica, de crime organizado, tráfico de drogas e armas, desmatamento ilegal, extração de madeira ilegalmente, pesca ilegal, garimpo ilegal e, de fato, tem me impressionado muito as matérias jornalísticas com uma série de depoimentos, de dados históricos e registros históricos e, a nossa intenção, é para que o Senado Federal, enquanto instituição, possa estar presente para se ombrear às forças policiais, as Forças Armadas, à Funai, ao Ibama. Considero prudente, até para eventual adaptação do requerimento, que possamos aguardar mais informações ao longo do dia para que tenhamos a clareza em relação às informações do desaparecimento do indigenista e do jornalista”, explicou Pacheco.