Política

Randolfe quer convocar o ministro da Defesa para explicar ofício enviado ao TSE


O senador Randolfe Rodrigues apresentou um requerimento pedindo a convocação do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, para que ele se explique sobre o ofício enviado ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo por “aperfeiçoamento e segurança do processo eleitoral”.

O requerimento de Randolfe foi apresentado na Comissão de Assuntos Exteriores e Defesa Nacional do Senado, essa comissão precisa aprovar o pedido para que o ministro seja convocado.

O ministro da Defesa, que terminou o ofício enviado ao TSE dizendo que “não interessa concluir o pleito eleitoral sob a sombra da desconfiança dos eleitores”. Segundo o senador, essa frase é uma ameaça grave e alega que as Forças Armadas “não detêm a competência de atuarem como um garantidor da lisura dos pleitos eleitorais e democráticos”.

Randolfe ainda afirmou que o governo federal está politizando as Forças Armadas para promover interesses autoritários.

“O documento extrapola as atribuições constitucionais das Forças Armadas e insiste em teses e questionamentos que já foram amplamente refutados pelas análises técnicas e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Um caso emblemático é a recomendação para que as urnas eletrônicas sejam auditadas por partidos políticos. O TSE já deixou claro, em diversas oportunidades, que qualquer partido pode fazer sua auditoria, conforme a legislação vigente”, diz trecho do requerimento do senador.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo