Deputados e juristas se manifestam após Moraes determinar bloqueio de contas da esposa de Daniel Silveira
Na noite da sexta-feira (3), a esposa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), Paola Daniel, informou pelas redes sociais, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou bloquear sua conta bancária, sequestrando os valores nela contidos. Deputados e juristas se manifestaram sobre o ocorrido.
“Urgente. Alexandre de Moraes bloqueia as contas de banco de Paola Daniel, esposa de Daniel Silveira. Quando a gente acha que ele ultrapassou os limites, ele se reinventa e cruza a linha do infinito”, disse a deputada Carla Zambelli.
A Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil se manifestou, dizendo: “A advogada Paola da Silva Daniel, esposa do deputado Daniel Silveira, divulgou há poucas horas que teve suas contas bancárias bloqueadas por Alexandre de Moraes. É mais uma absurda atitude de abuso de autoridade praticada por ele e que exige providências do Senado”.
Paulo Faria, advogado de Silveira, esclareceu que vai recorrer da decisão. Ainda segundo Faria, o magistrado está cometendo “inúmeros crimes”, citando a Lei de Abuso de Autoridade e a Lei de Tortura. Além disso, o advogado afirmou que a defesa não foi informada sobre o motivo do bloqueio, nem teve acesso à decisão.
Faria pontuou ainda sobre os crimes que podem ter sido cometidos: “violação às prerrogativas da advogada; abuso de autoridade; apropriação indébita (art. 168, CP); perseguição (art. 147-A, CP); violência psicológica (art. 147-B, CP)”, destacou. “Surreal! Alguém avise, por favor que Art. 5º: XLV – nenhuma pena passará da pessoa do condenado”, frisou.
O advogado que atua na defesa de perseguidos, Emerson Grigolette, se manifestou e fez vários questionamentos. “Acabei de saber que a esposa do Daniel, Paola Daniel, que sequer é parte no Inquérito, sofreu sanções do Ministro Alexandre. Não vai “matar de tédio” mas de abusos, é isso mesmo? Até quando, Rodrigo Pacheco? Que insanidade é essa? Pergunto como advogado, não como Senador. Mais até do que isso, Rodrigo Pacheco, ela é ADVOGADA no processo. Que maluquice é essa? Cadê a OAB? O Adélio e a Lava a Jato, vocês defenderam de forma instantânea. Cadê vocês? Acorda Brasil!”.