Bolsonaro visita Umuarama para inauguração da Estrada Boiadeira
O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou Umuarama, no Paraná, por volta de 11 horas da manhã desta sexta-feira (3). Ao lado de ministros, deputados e autoridades locais, o presidente foi recebido por apoiadores em cerimônia no Parque de Exposições de Umuarama.
O chefe do Executivo Federal foi à região para a entrega de parte das obras da Estrada Boiadeira, no noroeste do estado. Ao todo, as obras da estrada boiadeira contemplam 46,91 quilômetros de implantação de asfalto, com início na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma até Umuarama.
O pacote contempla ainda dois contornos, em Santa Eliza e Icaraíma, e obras de arte especiais, com investimento total de R$ 232,8 milhões, originários de um convênio com a Itaipu Binacional.
A revitalização da Estrada Boiadeira é uma demanda antiga da região, considerada importante para o agronegócio, principalmente para o escoamento de safra. Muito aguardada pelos moradores da região, a rodovia deve levar mais desenvolvimento para os municípios por onde ela passa, além de proporcionar a ligação da região com uma importante rota internacional.
A pavimentação da Boiadeira também possibilitará a interligação com uma rodovia de mais de 2,4 mil quilômetros entre Campo Grande (MS) e o Porto de Antofagasta, no Chile, reduzindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até países como China, Japão e Coreia do Sul, e a ajudará na atratividade de novos e importantes mercados do Pacífico como Indonésia, Filipinas e Austrália.
O presidente Jair Bolsonaro visitou no período da tarde, as obras da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu.