Vila Cruzeiro: Bolsonaro parabeniza operação policial conjunta que neutralizou pelo menos 22 criminosos
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), parabenizou por meio do Twitter, a operação policial que deixou ao menos 22 criminosos mortos, na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro. A operação foi realizada em ação conjunta entre o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
“Parabéns aos guerreiros do Bope e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que neutralizaram pelo menos 20 marginais ligados ao narcotráfico em confronto, após serem atacados a tiros durante operação contra líderes de facção criminosa”, disse Bolsonaro.
O presidente também comentou que a operação já estava sendo planejada há meses. Além disso, revelou que chefes do tráfico de drogas estavam sendo monitorados, e que a ação objetivada detê-los fora da comunidade, porém, não foi possível devido ao ataque da facção criminosa.
Segundo a Polícia Militar, a ação desta terça visava prender em flagrante mais de 50 traficantes de vários estados que sairiam à favela da Rocinha, na zona sul da cidade. O plano, porém, foi frustrado quando uma das equipes à paisana foi descoberta e atacada na entrada da comunidade, por volta das 4h.
Após horas de confrontos, os criminosos acabaram subindo pela comunidade até chegar a uma área de mata que liga a Vila Cruzeiro ao Complexo do Alemão, onde a maioria foi baleada. Entre os mortos também está Gabrielle Ferreira da Cunha, 41, alvejada dentro de casa longe dali.
Bolsonaro lamentou a morte de Gabrielle, mas enfatizou sobre o grau de violência dos criminosos, e revelou que “parte dos alvos da operação foram responsáveis pelo assassinato de 13 agentes de segurança pública somente em 2022”.