Economia

PIB do Brasil: registra crescimento de 1,5% no primeiro trimestre de 2022


Segundo divulgação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), nesta terça-feira (17), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um acréscimo de 1,5% na atividade econômica no primeiro trimestre de 2022, em comparação aos três últimos meses do ano de 2021. Os cálculos foram realizados na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, a economia cresceu 2,4% nos três primeiros meses de 2022 e 4,2% em março.

No primeiro trimestre de 2022, em valores correntes, o FGV Ibre estima que o acumulado do PIB foi de R$ 2,458 trilhões. O FGV Ibre utiliza a série trimestral interanual para a análise desagregada dos componentes da demanda por considerar que essa apresenta menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.

Ainda de acordo com o FGV Ibre, o setor de serviços está entre os destaques para o desempenho positivo do PIB e, assim, tem trabalhado o espaço para a crescente e recuperação dos níveis de atividade após os impactos da pandemia em 2020 e 2021.

Estão entre o ramo de serviços que se reestabeleceram: informação, comunicação, comércio, transporte, mobiliário, administração, educação e saúde pública.  Além destes, foram reestabelecidas as atividades em restaurantes, bares, academias hotéis, instituições de ensino, serviços domésticos e entre outros serviços prestados pelo setor empresarial.

Desde o quarto trimestre de 2021, na análise da taxa trimestral móvel, apenas o componente de máquinas e equipamentos apresenta queda, encerrando o primeiro trimestre deste ano com retração de 4,8%, diz o FGV Ibre.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo