Ministério encerra missão na Alemanha com debates sobre transformação digital e biotecnologia
Nos últimos dois dias da missão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na Alemanha, a comitiva da pasta discutiu temas como inteligência artificial, alimentos, bioeconomia e transformação digital com representantes de instituições de pesquisa e inovação alemãs. Desde a segunda-feira (16), representantes da pasta participam do 2º Encontro Anual do Diálogo Digital Brasil-Alemanha e visitam organizações de C&T com o objetivo de intensificar a cooperação bilateral.
A comitiva do MCTI, chefiada pelo secretário-executivo, Sérgio Freitas, e participação dos secretários de Empreendedorismo e Inovação, José Gontijo, e de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, visitou nesta sexta-feira (20), o Instituto Leibniz para Engenharia Agrícola e Bioeconomia (ATB). A instituição é voltada à transformação de sistemas agrícolas, alimentares, industriais e de energia em uma economia circular abrangente de base biológica.
Os principais temas da visita foram iniciativas alemãs em agricultura de precisão para agropecuária; qualidade e segurança de alimentos e ração animal; uso de biomassa energética e materiais. A delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer diversos projetos, e o secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, apresentou os principais programas e projetos do MCTI em bioeconomia.
À tarde, a comitiva do ministério participou da segunda reunião do Diálogo Digital Brasil-Alemanha. Os países trocaram informações sobre estratégias de transformação digital, governança da internet, proteção de dados, mobilidade urbana, inteligência artificial e governo digital.
“As câmaras 4.0 são a solução para a implementação da transformação digital no Brasil, inclusive no governo, pois reúnem representantes de todos os setores relacionados ao tema”, explicou o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gontijo, sobre a condução brasileira do tema.
Na quinta-feira (19), os representantes do ministério visitaram o SAP Innovation Center, em Posdam. Recebidos pelo chefe da Cooperação Executiva da empresa, Michael Pittelkow, e o diretor para América Latina, Rafael Haddad, os representantes do ministério conheceram a estratégia da empresa para inteligência artificial.
A empresa possui uma unidade em São Leopoldo (RS), onde foram investidos R$ 120 milhões em P&D aplicados em gerenciamento de dados. O secretário-executivo Sergio Freitas salientou que a companhia pode ser parceira da pasta em políticas públicas. “Recebemos muita informação para processar e viabilizar projetos no Brasil. Contamos com a SAP como parceiro em futuros projetos”.
Ainda na quinta, a comitiva visitou o Instituto Heirinch Hertz, da Fraunhofer, e conheceu projetos relacionados a 5G, 6G e tecnologias de drones, no Cluster de Pesquisa e Inovação. O diretor de Operações da EMBRAPII, organização social vinculada do MCTI, Carlos Eduardo Pereira, acompanhou a visita e identificou algumas oportunidades de cooperação.