Mais de 30 pessoas morreram em deslizamentos provocados por fortes chuvas no Recife; serviços de meteorologia alertam para este domingo
De acordo com a Defesa Civil mais de 30 pessoas morreram em deslizamentos no Recife em razão das fortes chuvas que atingem a capital e o estado e afetam 32 mil pessoas em áreas de risco. Desde o começo da semana, Pernambuco registra destruição e alagamentos, que se intensificaram na sexta-feira (27) e neste sábado (28).
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão ligado ao governo federal, trazia desde o início de sábado o alerta de que o fim de semana seria pesado para os nordestinos.
Em nota, a assessoria da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, que é responsável pela administração de hospitais e unidades de pronto atendimento na capital pernambucana, na Unidade de Pronto Atendimento de Ibura, informou que até o momento 20 óbitos foram registrados, sendo 14 adultos e 6 crianças. Além disso, foram registrados óbitos de duas crianças de 1 e 2 anos de idade, na UPA de Curado.
Os danos maiores ocorreram nas regiões periféricas, uma vez que os deslizamentos derrubaram casas e deixaram pessoas soterradas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta em seu site que as chuvas deste sábado devem superar os 100 milímetros nos três estados. No domingo, os maiores volumes esperados serão registrados nos litorais de Pernambuco e Alagoas. Ainda segundo o Instituto, o tempo deve castigar outros estados do Nordeste, entre eles: Alagoas e Paraíba, principalmente.
O serviço de meteorologia Climatempo destaca que amanhã há condições para chuva no litoral e no interior de toda a faixa entre o Rio Grande do Norte e Sergipe, além do nordeste e leste da Bahia, Ceará, norte do Piauí e centro-norte e oeste do Maranhão.
“Porém o alerta especial é para muita chuva neste domingo no litoral de Alagoas e de Pernambuco. As capitais, Aracaju e Recife, podem ter mais transtornos com a chuva”, destaca o Climatempo.