Caravana Brasil Pra Elas: ação conjunta para promover impulsionamento do Empreendedorismo feminino
Proporcionar novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e, assim, impulsionar o empreendedorismo feminino, é o objetivo da Caravana Brasil Pra Elas, que iniciou no sábado (21), na cidade de Campo Grande (MS).
A iniciativa é do Governo Federal em ação conjunta com a Secretaria Especial de Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.
Cerca de 100 cursos técnicos e profissionalizantes estão sendo ofertados para a formação de operadora de computador. Além disso, o público da Caravana poderá formalizar empresas, abrir contas bancárias, solicitar acesso a crédito, renegociar dívidas, fazer registros de PIX, entre outros.
A Caravana também promoverá feiras com produtos das empreendedoras locais para incentivar os negócios e promover o relacionamento entre as empreendedoras, além de promoverá palestras, talk shows e o Cine Sebrae, na temática de empreendedorismo. Pelo Sistema S, via Sistema Fiems, será disponibilizado o curso costura criativa e a unidade móvel Sesi Odontologia; já pelo Sistema Fecomércio, serão realizados workshops em design de sobrancelha; e, via Sistema Famasul, curso de introdução à panificação.
Todos os cursos são gratuitos. As aulas iniciarão logo após as Caravanas e terão duração média de até 90 dias. Após conclusão do curso, as mulheres receberão um kit primeiros passos com instrumentos essenciais.
Depois de Campo Grande, a ação segue para Palmas (27/5), Salvador (30/5) e Macapá (11/06).