Brasil debate inteligência artificial, bioeconomia e aeronáutica com governo sueco, em Estocolmo
Uma delegação brasileira participa em Estocolmo, Suécia, da Semana de Inovação Brasil-Suécia que, nesta 3ª edição, tem como tema: “Inteligência Artificial (IA)”. O evento é organizado pela embaixada do Brasil, na capital sueca, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sergio Freitas, representa o ministério na comitiva que conta com representantes de diversas instituições do país como: Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Rede Nacional de Pesquisas e Projetos RNP/MCTI, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade de São Paulo (USP), Embraer e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER)
Além do tema principal, IA, a delegação do Brasil participará de seminários e painéis que abrangem assuntos como bioeconomia, aeronáutica, empreendedorismo inovador, conectividade móvel Brasil-Suécia, 3º seminário sobre Espaço, financiamento e fomento à pesquisa e inovação. “Temas muito importantes para as áreas de ciência e tecnologia do Brasil”, avaliou Freitas.
A delegação do Brasil também participa de reuniões do Comitê Executivo do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica (GAN) e do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Inovadora (GT-ATI). Além das reuniões a delegação brasileira está realizando visitas técnicas a diversas instituições da Suécia de tecnologia e inovações.
Sergio Freitas destaca que Brasil e Suécia possuem um longo histórico de cooperação. “Atualmente existem em nosso país cerca de 220 empresas suecas, a maioria no setor industrial e que juntas empregam mais de 60 mil pessoas. Essa parceria representa uma excelente porta para o país. O trabalho em colaboração com essas instituições suecas visa sempre oportunidades de interesse do Brasil”, afirmou o secretário executivo do MCTI.
Histórico – Desde 1945, o governo sueco possui um instrumento diplomático para melhorar a cooperação internacional na área de Ciência, Inovação e Ensino Superior: são os Escritórios de Ciência e Inovação (OSI, na sigla em inglês). Presentes em seis países estratégicos – Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão – cada OSI tem como objetivo ajudar a aumentar a cooperação entre seus dois países de trabalho e servir como ponto de contato para facilitar a comunicação entre empresas, estudantes e pesquisadores.
Presente no Brasil desde 2011, o Escritório de Ciência e Inovação é responsável por acompanhar a cooperação entre os dois países. Em 2015, o OSI acompanhou o início do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica (GAN) e em 2016 ficou encarregado por ajudar a conduzir os trabalhos do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia (GT-ATI).
A agenda bilateral do SGI baseia-se em áreas onde Suécia e Brasil identificam necessidades de desenvolvimento e cooperação, como Bioeconomia, Ciências da Vida, Saúde, Tecnologia de Informação e Comunicação para Cidades Inteligentes, Mineração, Transportes, Startups e Parques Científicos.
Semana de Inovação Suécia-Brasil
As semanas de inovação Suécia-Brasil proporcionam uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O objetivo é promover a parceria entre os dois países, fomentando ambientes de inovação, estabelecendo uma colaboração mútua e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI. As Semanas de Inovação também fornecem uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil. São, além disso, uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.