PF faz operação contra autores de ataque hacker ao sistema do STF
Nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal fez uma operação para prender os autores de um ataque hacker ao Portal da Rádio Justiça, do Supremo Tribunal Federal. Foram dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em São Paulo, além de outros dois mandados de busca e apreensão no Paraná. O inquérito policial foi aberto pelo próprio STF.
No dia 23 de março, três suspeitos realizaram um acesso indevido aos servidores do site www.radiojustiça.jus.br, onde fica hospedado o portal e também acessaram o sistema de consulta de peças processuais do STF. Os crimes são classificados como invasão de dispositivo informático e interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, previstos no Código Penal, além de corrupção de menores, segundo a PF.
O STF divulgou uma nova afirmando que não houve qualquer comprometimento ou sequestro de dados relevantes do sistema. “O episódio no site da Rádio Justiça mencionado, em março do ano passado, permitiu que o STF promovesse uma série de melhorias de segurança no seu portal e nos seus sistemas, que passam por constante aprimoramento. Não houve nenhum tipo de acesso, comprometimento ou sequestro de qualquer dado relevante ou sigiloso. Técnicos e especialistas do Supremo acompanham a apuração, que corre sob sigilo.”