Ministério da Justiça notifica McDonald’s por propaganda enganosa
Por Giliard da Silva Cruz.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a rede de fast food McDonald’s a esclarecer a composição do sanduíche McPicanha, em até dez dias. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebeu várias reclamações de consumidores alegando que o sanduíche não tem o corte bovino picanha em sua composição.
“O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor”, afirmou o ministro Anderson Torres, em nota oficial.
A rede de fast food lançou uma nova linha de hambúrgueres que tem incluído o McPicanha. Em sua campanha de lançamento, dando muita ênfase que o sanduíche é feito com o corte nobre da carne e é justamente a maneira como é feita a divulgação que levantou suspeitas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
O Procon que que o McDonald’s esclareça se o produto possui de fato picanha em sua composição, qual a porcentagem e se ocorreu alteração no porcentual do corte depois da divulgação da linha de hambúrgueres.
“Na ausência, sendo o produto apenas ‘saborizado’, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha”, explicou o Ministério da Justiça.
Caso o McDonald’s não esclareça dentro do prazo estabelecido, a Senacom pode abrir um processo administrativo contra a rede.
“Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento”, indicou o comunicado do governo federal.