Lewandowski declara que STF evitou piora da pandemia no Brasil
Durante o evento Brazil Conference, realizado ontem (10) em Boston, nos Estados Unidos, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, declarou que a pandemia no Brasil só não foi pior no país graças à atuação do STF, que “reafirmou o federalismo” e a Constituição. Ele também afirmou que o governo estava paralisado e inerte, frente à pandemia.
“O STF, em um momento de paralisia e inércia das autoridades públicas, teve o papel de apontar caminhos a serem seguidos pelos governos federal, estadual e municipal, para o enfrentamento da pandemia de covid-19, evitando que a crise sanitária ganhasse proporções maiores”, afirmou o magistrado.
De acordo com o ministro, o governo federal “relutou em tomar providências efetivas contra a doença” e por esse motivo o STF determinou a adoção de medidas, principalmente sobre a vacinação, pois o presidente Jair Bolsonaro supostamente “defendia que as vacinas eram experimentais” e não deveriam ser obrigatórias.
“Essa atitude negacionista do governo federal foi responsável por um aumento exponencial do número de infectados e de mortos”, disse Lewandowski. “Essa inércia das autoridades federais fez com que o Brasil atingisse o lamentável patamar de quase 30 milhões de pessoas infectadas e mais de 650 mil mortos”, pontuou o ministro.